O que é Backsplash?

O que é backsplash e como utilizar na minha casa?

Afinal o que é backsplash? Se você assiste os programas de reforma do Discovery Home & Health, já deve ter ouvido falar de Backsplash, e se você também assiste os programas de reforma dublados no GNT deve ter ouvido falar em frontispício. 

Frontispício foi uma tentativa de tradução de backsplash pelo canal da Globosat. Porém a palavra traduz um conceito e por isso não é fácil de traduzir. Se pegarmos a tradução ao pé da letra teríamos algo como atrás (back) e respingo (splash) talvez algo como atrás do respingo.

Resumindo a ópera, backsplash nada mais é do que a região da parede que fica atrás das torneiras em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Porém o conceito de backsplash está ligado a revestir apenas a área que está sujeita a respingo, ao invés de azulejar toda a parede, você reveste apenas a área que normalmente se situa entre a bancada e os armários superiores.

cozinha com backsplash
cozinha com backsplash


Economizando com backsplash

Pensa bem, não faz sentido nenhum você revestir toda a parede com porcelanato, pastilhas, ou qualquer outro revestimento e depois colocar armário em tudo. A ideia de backsplash é justamente essa: instale os armários primeiro, depois o granito ou tampo e na sequencia instale os revestimentos, apenas na área de respingo.

É por isso que se utiliza tanto em backsplash pastilhas, granitos e outros revestimentos mais caros, pois a quantidade utilizada é relativamente pequena. Porém essa ideia só funciona bem, se os armários da cozinha forem planejados, mas por que? Simples, os armários planejados para cozinha são sob medida e fixos na parede e não é fácil move-los pelo cômodo.

Se você usa moveis comprados prontos, corre o risco de trocar eles de lugar, pois é difícil o móvel pronto se adaptar com perfeição no seu espaço, nestes casos, mais dia ou menos dia você irá mover eles. Não se esqueça o revestimento foi instalado apenas na parte visível de respingo, se você mover seu móvel sua parede ficará mal-acabada.

Instalando-backsplash-cozinha

Gostou? fique atento que iremos publicar outros conceitos para você utilizar na sua reforma ou na sua casa nova! Quer saber algo mais específico? deixe seu comentário que incluiremos nos próximos post. 

About the author: admin