Como decorar cômodos pequenos?

Móveis planejados são ótima opção para otimizar espaços em sua casa ou apartamento

A decoração de ambientes pequenos precisa ser bem planejada do começo ao fim para que todos os espaços sejam otimizados o máximo possível. Uma excelente opção para isso é investir em móveis planejados, que pela sua versatilidade garantem a cada local a possibilidade de melhor aproveitamento de cada centímetro – o que faz muita diferença no aproveitamento de mobílias e também de circulação em sua casa ou apartamento!

Afinal, se você está em busca, por exemplo, de uma kitnet em Curitiba: pelo fato do espaço ser categoricamente pequeno, é mais do que necessário preparar toda sua criatividade para tornar o ambiente aconchegante e funcional. Assim, é preciso planejar estrategicamente cada cômodo da casa para que cada ambiente não fique com um aspecto pesado, dando a impressão de estar com visual poluído ou apertado. Por essa razão, é preciso ter criatividade para criar divisões, impressão de profundidade e ainda trazer cores que não deixem o ambiente desorganizado.

Para te ajudar nessa missão nada fácil, separamos algumas dicas infalíveis para você tornar sua pequena casa e um grande lar na hora de escolher seus móveis planejados. Vamos lá?

 

Pense na circulação dos ambientes

Mesmo que o cômodo seja pequeno, é preciso pensar na circulação de pessoas pelo local. Portanto, a melhor dica é prudência! Analise os objetivos que você pretende atingir. Não encha o cômodo com vários móveis e crie a sensação de um ambiente apertado.

Se as pessoas precisam desviar de móveis ou eletrodomésticos pelo caminho a sensação não é das melhores, diminui a acessibilidade para todos.

Uma dica é a utilização de móveis suspensos. Por exemplo, nos quartos, as prateleiras são uma boa opção para dar mais amplitude ao cômodo.

 

Integre os ambientes

Algumas casas para alugar em Curitiba já contam com ambientes integrados, como sala de estar e jantar, ou quarto e sala.

Essa técnica é utilizada para aumentar o ambiente através da eliminação das paredes, que ainda por cima, ocupam muito espaço. Aderindo a essa integração, outro ponto positivo a se destacar é a circulação, o ambiente fica mais arejado e com mais espaço.

Outra novidade do mercado tem sido a construção de casas com o padrão de cozinha americana, ampliando o espaço entre a sala de jantar e cozinha.

A divisória é feita somente através de um balcão baixo, que pode ser a base da mesa ou de algum móvel para armazenamento de utensílios.

Em reformas, é simples adotar a integração de ambientes através da remoção de paredes e a substituição por portas de correr.

 

A mobília

Essa é parte fundamental para criar um ambiente mais aconchegante para cômodos pequenos. A quantidade e a disposição dos móveis podem tornar sua decoração um sucesso ou um fracasso.
Para otimizar o espaço trabalhe preferivelmente com móveis planejados e sob medida, para ocupar todo pequeno canto possível.

Os móveis multifuncionais são outra ferramenta importante na decoração de casas com pequenos cômodos. Nos quartos sofá-cama, camas embutidas no armário ou painel dentro dos armários são invenções interessantes para esses tipos de ambiente.

Utilização de puffs para acentos extras e armazenamento de objetos também pode ser uma opção interessante para as salas. Na cozinha, móveis embutidos com lugares para os eletrodomésticos também economizam bastante espaço na casa.

Elimine portas! Seja as portas para os diferentes ambientes da casa, quanto as portas de armários, balcões e cômodas. As portas de correr otimizam o espaço e trazem um ar mais moderno para a decoração.

 

Vidros e espelhos

Basta fazer uma busca pelos classificados nas imobiliárias para perceber a quantidade de pequenos apartamentos que tem seus ambientes ampliados com o fechamento da sacada em vidro.
A utilização de acessórios como vidro e espelhos criam uma amplitude interessante para ambientes pequenos. Através da ilusão da profundidade o cômodo pode parecer ainda maior do que é.

 

Jogando com as cores

As tonalidades de cores a serem escolhidas para a decoração dos ambientes pequenos merecem uma atenção maior. A cor interfere diretamente na percepção do tamanho do cômodo. As cores mais claras remetem mais amplitude ao ambiente. Quando contrastadas as cores a sensação de aconchego e tamanho são potencializadas.

 

A iluminação

Um lugar pouco iluminação parece sempre um buraco, não é? Então é importante levar em consideração que a maior incidência de luz cria uma impressão de amplitude do local. Use luzes direcionais para valorizar ainda mais algumas partes específicas como mesas, quadros, espelhos, aquilo que você acha que merece uma atenção maior na sua decoração.

 

Confira 5 dicas para ganhar espaço com o jogo de cores

  1. Piso: Instale piso colorido no chão da casa. Escolha a estampa e cores e combine com as paredes. O piso com diferentes dá a impressão de amplitude e que o espaço está se alargando.
  2. Teto: Use cores fortes na pintura do teto ou rebaixe com gesso. Apesar de parecer mais baixo, o ambiente parece ficar mais amplo com a aplicação dessas técnicas.
  3. Jogo de cores: Se você pintar a parede principal do cômodo e o chão da mesma cor isso adiciona mais espaço ambiente pela amplitude gerada.
  4. Amplitude e profundidade: Outra opção que traz mais amplitude ao cômodo é pintar uma das paredes, chão e o teto da mesma cor. Essa técnica trará um efeito de amplitude ao ambiente, porém gera uma sensação de redução da profundidade.
  5. Trabalhando as proporções: As cores fazem um jogo de proporções nas paredes da sua casa. Se você optar por pintar apenas a parede de fundo com uma cor intensa, você destaca o ambiente e reduz a profundidade, mas expande a sensação lateral. Agora se você quiser aumentar a profundidade e reduzir a largura das paredes laterais, basta pintar as duas (uma de cada lado).

 

A organização é fundamental

As casas com cômodos pequenos precisam estar constantemente arrumadas. Justamente pela falta de espaço, se a bagunça se tornar rotina, a sensação de falta de espaço é ainda maior.
É preciso criar móveis mais funcionais para armazenamento de objetos e evitar que prateleiras e balcões se tornem depósitos de peças sem utilidade para decoração.
As casas pequenas exigem que os móveis sejam funcionais, para isso não existe espaço para coisas fora do lugar, por isso demandam de mais organização e limpeza.

Gostou desse artigo sobre como decorar uma casa com cômodos pequenos? Então aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos através das suas redes sociais. Afinal, hoje em dia as casas estão cada vez menores, e todos nós precisamos de boas dicas para decoração.

About the author: admin