Revestimento para bancada de cozinha

Revestimento para bancada de cozinha | Escolha de revestimentos

Continuando a série de posts Guia escolha de revestimentos, iremos abordar o assunto: Revestimento para bancada de cozinha. No post anterior da série abordamos Revestimento para piso de cozinha e no próximo post o assunto será Revestimento para sala

Então se você está comprando ou reformando apartamento ou casa, fique de olho nesta série que irá fornecer dicas valiosas. Caso queira indicar um cômodo especifico deixe seu comentário ao final desta publicação.

Veja todos os posts da série: Guia Escolha de Revestimentos 





Revestimento para bancada de cozinha

Escolher a bancada da cozinha é uma etapa crucial em seu projeto, fique atento ao material escolhido tanto nos quesitos de resistência e durabilidade quanto em relação a estética, que irá influenciar diretamente a decoração da cozinha. Você pode optar por misturar materiais, cores, utilizar em áreas molhadas, na ilha ou nas bancadas. Veja na sequencia alguns Revestimento para bancada de cozinha, suas características e dicas de onde e como usar.

01 – Granito

O granito é uma pedra natural com pouco ou nada de veios, é formado principalmente de quartzo e feldspato. Tem aparência marcante e transmite a mensagem de solidez na decoração.

Em cada local de extração apresenta características diferentes, devido a formação mineral naquela região. Algumas cores mancham com mais facilidade que outros, por exemplo o preto absoluto, já o preto São Gabriel não mancha com facilidade.
O granito é sem dúvida uma das opções com melhor custo benefício.

Revestimento para bancada de cozinha
Revestimento para bancada de cozinha – Granito

Curta nossa página no facebook


02 – Mármore

O mármore assim como granito também é uma pedra natural, a diferença é que o mármore é formado de calcário sob altas pressões. Sua principal característica visível a olho nu são os inúmeros veios.

É uma pedra mais porosa, com menos brilho e com menor dureza se comparado ao granito, portanto uma pedra mais frágil. Não é recomendado seu uso na pia pois mancha com facilidade em contato com gordura e ácidos (limão, vinagre e etc)

Revestimento para bancada de cozinha
Revestimento para bancada de cozinha – Mármore (GoingPublicPR)

03 – Pedras Artificiais ou Sintéticas – Silestone, Techinostone, Marmoglass e etc

As chamadas pedras artificiais ou sintéticas conhecidas no mercado principalmente pelas marcas Silestone, Techinostone, Marmoglass entre outras, são compostas de aproximadamente 90% de rochas naturais como granito, mármore e quartzo sendo o restante formado por materiais aglutinantes como por exemplo a resina de poliéster.

Outra diferença a se destacar é que as pedras sintéticas são mais resistentes e menos porosas, se comparado com granito e mármore e, portanto, não mancham. Sua principal desvantagem é o preço elevado.

Fique atento também ao seu decor, pedras sintéticas são ótimas para ambientes modernos, já as pedras naturais são por natureza sofisticadas e clássicas.

Revestimento para bancada de cozinha - Pedras Sintéticas
Revestimento para bancada de cozinha – Pedras Sintéticas

04 – Cerâmica e azulejos

Quer gastar pouco? Que tal voltar um pouco no tempo e utilizar o velho e conhecido azulejo, sim dá para revestir bancadas de cerâmica ou azulejo. A principal vantagem deste material, além do preço é a variedade de opção de cores e designs, são resistentes a manchas e se alguma peça for danificada é fácil ser substituída.

O resultado final é uma bancada com irregularidades o que atrapalha em tarefas rotineiras na cozinha, como esticar massa, o rejunte pode manchar e acumular bactérias. Caso opte por este material é essencial utilizar rejunte epóxi.

Revestimento para bancada de cozinha
Revestimento para bancada de cozinha – Cerâmica e azulejos

05 – Cimento Queimado

O cimento queimado não é novidade, se trata de uma técnica antiga, a novidade é seu uso cada vez mais comum em diversas áreas como por exemplo bancadas de cozinha. A sua composição nada mais é do que uma argamassa de cimento, areia e água que é aplicada em uma superfície, depois de nivelada e com a mistura ainda úmida e mole, joga-se pó de cimento seco por toda a superfície.

Esse material substitui facilmente as pedras naturais com um preço bem acessível, o resultado final é um espaço com característica industrial.

Revestimento para cozinha - Porcelanato

06 – Madeira

A madeira deixa sua cozinha mais aconchegante, tem preço bem vantajoso, sua instalação faz menos sujeira e agride menos o meio ambiente, porém você não vai achar com facilidade mão de obra para a instalação deste tipo de material. O lado positivo é que não se trata de um processo complicado e você mesmo pode executar o trabalho.

A principal desvantagem é que a madeira queima com as panelas quentes, é uma boa opção para quem utiliza pouco a cozinha, mas preze pela decoração do ambiente. Outra dica é utilizar combinada com outros revestimentos, deixando apenas as áreas de uso mais leves com madeira.

Revestimento para bancada de cozinha
Revestimento para bancada de cozinha – Madeira (Jeremy Levine)

07 – MDF laminado melamínico ou Laca

Uma outra opção é sem dúvida o MDF que pode ser com acabamento laminado melamínico, ou revestido em laca. A principal vantagem deste material é que pode ser encomendado juntamente com os móveis planejados da sua cozinha.

A laca é de fácil limpeza, pois tem uma superfície lisa sem poros, já os laminados não são tão fáceis de limpar e dependendo da escolha da cor podem apresentar texturas porosas.

Em ambos os casos, não são recomendados para a área da pia e fogão, não são resistentes a humidade, podendo se deteriorar em contato com água. É uma ótima opção para compor com outros revestimentos, podendo utilizar granito na área de pia e fogão e o MDF em áreas menos sujeito a humidade e gordura.

Revestimento para bancada de cozinha
Revestimento para bancada de cozinha – MDF

Tentamos neste post abordar os principais tipos de revestimentos para bancada de cozinha, porém o mercado é muito dinâmico e sempre traz novidades. Se você deseja saber informações sobre outros revestimentos ou ambientes deixe um comentário que abordamos nos próximos posts. Caso tenha alguma reclamação e sugestão, deixe também seu comentário que poderemos atualizar o texto.

Não deixe de ler os próximos texto da série em primeira mão, inscreva seu e-mail que iremos te avisar logo que forem publicados.

About the author: admin