Revestimento para parede de cozinha

Revestimento para parede de cozinha | Escolha de revestimentos

Guia escolha de revestimentos é uma série de posts para ajudar você a definir o revestimento de sua casa, o primeiro assunto é Revestimento para parede de Cozinha, no próximo post iremos abordar Revestimento para piso de cozinha.

Então se você está comprando ou reformando apartamento ou casa, fique de olho nesta série que irá fornecer dicas valiosas. Caso queira indicar um cômodo especifico deixe seu comentário ao final desta publicação.

Veja todos os posts da série: Guia Escolha de Revestimentos 





Revestimento para parede de cozinha

Ninguém consegue viver muito tempo sem uma cozinha e quando estamos comprando ou reformando um imóvel é a cozinha que exige mais atenção e tempo.  Este ambiente exige revestimentos que proporcionem praticidade, comodidade e beleza.

Perceba que as paredes não devem ser pensadas como um todo, elas não só podem, como devem ser pensadas em separado. Cozinha com todas as paredes iguais irá deixar sua casa sem personalidade. (sempre existem exceções)

01 – Azulejos 

O primeiro da lista, o azulejo nada mais é que placas cerâmicas vidradas, com uma infinidade de cores e motivos. É sem dúvida o revestimento mais utilizado na cozinha brasileira, principalmente pelo seu baixo valor. Porém não escolha apenas pelo custo, preste atenção na qualidade das peças e verifique a distância mínima possível entre elas na instalação, quanto menor a distância melhor o acabamento final. Você terá uma infinidade de opções e com certeza terá uma que irá combinar com sua casa e seu estilo.

Revestimento para cozinha - Azulejos
Revestimento para cozinha – Azulejos
  • Onde usar:  Áreas molhadas ou de alta exposição a sujeiras e gorduras.
  • Indicado para:  Quem não quer se arriscar muito na decoração, uma parede bem azulejada não tem erro!
  • Risco:  Exagerar na quantidade de paredes com azulejo e assim obter um resultado monótono e sem personalidade.

Curta nossa página no facebook


02 – Pastilhas

As pastilhas podem ser cerâmicas ou de vidro, sua principal característica é o tamanho reduzido das peças, utilizar elas com revestimento para parede de cozinha, não é mais novidade e mesmo assim continuam em alta, se tornaram clássicas. As pastilhas de vidro, como o próprio nome diz, são fabricadas em vidro, são transparentes e exige maior cuidado na aplicação.

Revestimento para cozinha - Pastilhas
Revestimento para cozinha – Pastilhas
  • Onde usar:  Áreas molhadas ou de alta exposição a sujeiras e gorduras e em paredes diversas fazendo composição com outros revestimentos.
  • Indicado para:  Quem deseja um alto nível de acabamento e quer obter um resultado mais moderno.
  • Risco:  Não conseguir harmonizar as pastilhas com os demais revestimentos e não ter mão de obra qualificada.

03 – Ladrilho hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos são feitos de diversos materiais, sendo os mais comuns fabricados com barro cozido ou cimento. Está em alta na decoração e traz aquela sensação de casa da vovó.

Cozinha com Ladrilho Hidráulico
Cozinha com Ladrilho Hidráulico
  • Onde usar:  Áreas molhadas, backsplash e com função decorativa em pequenas áreas.
  • Indicado para:  Quem não tem medo de arriscar.
  • Risco:  Utilizar em excesso sem harmonizar com os demais revestimentos da cozinha.

04 – Pedras: Mármores, granitos e Silestones

É sem dúvida a opção de revestimento para parede de cozinha mais cara da lista, o mármore e granito dão um toque luxuoso, já os silestones ou pedras artificiais trazem modernidade ao ambiente. O mármore tende a manchar e até se desfazer em contato com ácidos. Portanto ao optar pelo mármore, tenha especial atenção em sua manutenção periódica.

Revestimento para cozinha - Pedras Granito Marmore e silestone
Revestimento para cozinha – Pedras Granito Marmore e silestone
  • Onde usar:  Áreas molhadas, backsplash e demais paredes com função decorativa.
  • Indicado para:  Quem não abre mão do luxo.
  • Risco:  Exagerar na dose e ficar com cara de capelinha de cemitério xD.

05 – Porcelanato

O porcelanato é um material excelente, sua absorção de água é menor ou igual a 0,5% e tem se tornado o queridinho brasileiro. Tem uma infinidade de padrões, por exemplo o de cimento queimado e madeira, que dá aquele toque de sofisticação na cozinha. Opte pelos retificados que garantem junta de 1 mm.

Revestimento para cozinha - Porcelanato
Revestimento para cozinha – Porcelanato
  • Onde usar:  Em quaisquer paredes, funciona bem em áreas molhas e expostas a sujeira, bem como em paredes apenas com função decorativa.
  • Indicado para:  Quem deseja uma cozinha mais moderna e sofisticada sem abrir mão da praticidade do tradicional azulejo.
  • Riscos:  Não conseguir combinar com o decor da cozinha.

06 – Tijolinhos

Os tijolinhos a vista, podem sim ser utilizados como revestimento para parede de cozinha, eles dão um toque rústico. Porém evite utilizar nas áreas molhadas ou expostas a sujeira (fogão e pia) pois mesmo com resina, não são práticos e fáceis de limpar.

Revestimento para cozinha - Tijolo a vista
Revestimento para cozinha – Tijolo a vista
  • Onde usar:  Em parede não expostas a grande umidade e gordura.
  • Indicado para:  Quem quer obter um decor rustico.
  • Riscos:  Utilizar em paredes muito expostas a sujeiras, pois não são práticos de limpar

07 – Pintura

Simmm, apenas pintura, a velha e prática pintura pode ser utilizada na cozinha, desde que em áreas não expostas a umidade e sujeiras (fogão e pia). A pintura pode ser utilizada em diversas cores, visando contrastar ou complementar os demais revestimentos. E o melhor, se não gostar ou enjoar é só pintar de novo!

Revestimento para cozinha - Pintura
Revestimento para cozinha – Pintura
  • Onde usar:  Em parede não expostas a grande umidade e gordura.
  • Indicado para:  Todos.
  • Riscos:  Pintar parede muito próximas ao fogão e ou pia, pois não são práticas de limpar.

08 – Papel de Parede

Isso mesmo, você pode utilizar o papel de parede para contrastar ou harmonizar com os demais revestimentos. Porém não é recomendando para áreas exposta a umidade e sujeiras. (Pia e fogão)

Revestimento para cozinha com papel de parede

Revestimento para cozinha com papel de parede

  • Onde usar:  Em parede não expostas a grande umidade e gordura.
  • Indicado para:  Todos
  • Riscos:  Instalar em paredes muito próximas ao fogão e ou pia, pois não são práticas de limpar e podem danificar.

BÔNUS – EVITE USAR

Grafiato e textura:  Não são nada práticos para a cozinha, não é fácil de limpar e em ambientes pequenos pode até machucar. Além disso está fora de moda, não se utiliza mais em ambientes internos.

Tentamos neste post abordar os principais tipos de revestimentos para cozinha, porém o mercado é muito dinâmico e sempre traz novidades. Se você deseja saber informações sobre outros revestimentos ou ambientes deixe um comentário que abordamos nos próximos posts. Caso tenha alguma reclamação e sugestão, deixe também seu comentário que poderemos atualizar o texto.

Não deixe de ler os próximos texto da série em primeira mão, inscreva seu e-mail que iremos te avisar logo que forem publicados.

About the author: admin