Revestimento para sala | Escolha de revestimentos

Continuando a série Guia escolha de revestimentos, iremos falar sobre Revestimento para sala, abordamos neste post os revestimentos para parede de sala e também pisos para sala. No post anterior da série o assunto foi Revestimento para bancada de cozinha e no próximo post o assunto será Revestimento para sala de jantar.

Então se você está comprando ou reformando apartamento ou casa, fique de olho nesta série que irá fornecer dicas valiosas. Caso queira indicar um cômodo especifico deixe seu comentário ao final desta publicação.

Veja todos os posts da série: Guia Escolha de Revestimentos 





Revestimento para Sala

A sala é o ponto de encontro da família, é na sala que todos se reúnem e é também o primeiro cômodo que as visitas tem acesso ao entrar na sua casa, então tenha especial carinho ao escolher o revestimento para sala, de forma a destacar a personalidade da sua família.

Existem uma infinidade de revestimentos, tem pedras decorativas para parede de sala, revestimento em madeira para sala, são tantos tipos de revestimentos para parede de sala e piso, que com certeza um deles irá refletir a sua personalidade e de sua família.

A seguir iremos destacar algumas opções de revestimentos para parede de sala e também pisos para sala:

Revestimento para parede de sala

As paredes não devem ser apenas superfícies lisas, pintadas e muitas vezes sem graça, o ideal é mesclar as várias possibilidades de revestimento para parede de sala existentes no mercado e transformar elas em parte da decoração.


01 – Revestimento 3D

O revestimento 3D é relativamente novo, mas já conquistou seu espaço, ele se tornou tendência e está sendo utilizando em vários cômodos das nossas casas. O revestimento 3D na parede de sala, pode transformar a decoração dando um toque moderno sem sobrecarregar o ambiente.

Este material leva movimento para a parede da sala, eles são vendidos em placas em vários formatos, texturas, acabamentos e volumetria. A principal dica é: defina no projeto qual parede da sala será revestida com este material e opte por paredes sem janelas ou portas, pois, a principal característica deste revestimento é o relevo, o que dificulta o acabamento e recortes em paredes com aberturas.

Revestimento para Sala
revestimento 3d parede sala

Curta nossa página no facebook


02 – Cerâmica para parede da sala

A princípio pode parecer estranho, usar cerâmica na parede da sala? Pode isso produção? Pode sim, desde que seja utilizado com moderação evitando que sua sala pareça uma velha cozinha.

Existem uma infinidade de possibilidades do uso da cerâmica na parede de sala, você pode obter o mesmo resultado das placas 3D se optar por cerâmica e ou porcelanato com relevo, você também pode utilizar os padrões de concreto aparente, madeira entre inúmeros outros.

Todas essas opções são ótimas para destacar uma parede da sala e dar mais personalidade para seu ambiente.

Revestimento para Sala
Cerâmica para parede da sala

03 – Parede de pedra para sala

Está em busca de um visual mais rustico e também moderninho? Então opte por pedras naturais como revestimento para sala, eles harmonizam qualquer ambiente e traz personalidade para o seu decor. Não exagere, o ideal é apenas uma parede de pedra para sala, mas, não tenha medo de arriscar, pois sempre existem exceções.

Revestimento para sala
Parede de pedra para sala

04 – Revestimento canjiquinha para sala

Não há sinal maior de luxo do que uma parede com pedras naturais, e uma das mais amadas atualmente é o revestimento canjiquinha para sala. Pensa bem, quando foi a última vez que você viu um revestimento deste em uma casa ou apartamento? Se você quiser um ambiente ainda mais luxuoso, experimente iluminar indiretamente as pedras.

Revestimento para sala
Revestimento canjiquinha para sala

05 – Parede de madeira para sala

A madeira é um revestimento atemporal e versátil, ela fica bem em qualquer lugar, e não seria diferente se usada como revestimento na sala. Ela proporciona ao ambiente um clima charmoso e aconchegante, sem contar que a madeira combina com todos os materiais, cores e texturas, utilizar uma parede de madeira para sala não tem erro.

Revestimento para sala
Parede de madeira para sala

06 – Painel de revestimento para sala

Não tem como falar de revestimento para sala sem falar de painéis, normalmente fabricados em MDF eles são charmosos e sem dúvida uma ótima escolha para trazer elegância a sua sala. É comum ver estes painéis utilizado como suporte para tv, ou com nichos para exibição de objetos, porém, pode ser utilizado livremente em uma parede inteira trazendo personalidade para sua casa. Disponível em diversas cores e padrões, podem ser combinados com vidros e outros materiais, e a grande vantagem do painel de revestimento para sala em MDF é que o mesmo pode ser feito sob medida durante a compra dos móveis planejados.

Revestimento para sala
Painel de revestimento para sala

07 – Revestimento meia parede sala

Quando falamos de meia parede, estamos falando sobre as paredes que são divididas na altura de 1,10 m, por mais que 1,10 é considerado a altura padrão, esta medida varia de acordo com o gosto do freguês. A principal vantagem de utilizar revestimento meia parede na sala é reduzir a sujeira na área de maior contato, por isso, normalmente a parte inferior é pintada com cores mais escuras ou revestidas com materiais de fácil limpeza. Além disso, revestimento de meia parede, alonga o ambiente e dá a sensação de pé direito mais alto e ao contrário dos outros revestimentos indicados anteriormente, o revestimento meia parede é indicado para todas as paredes do cômodo.

Revestimento para sala
Revestimento meia parede sala

Revestimento pisos para sala

Existe uma quantidade absurda de tipos, texturas, cores e materiais para serem utilizados em pisos para sala, porém ao escolher seu piso você deve considerar alguns fatores por exemplo: O local recebe muita passagem? É rota para outros ambientes? Tem incidência de sol, se sim, muito ou pouco? Tem crianças na casa? Tem animais?

Além disso, questões como conforto, aconchego, decoração e até valorização do imóvel, entra na conta. Pode parecer complicado, mas na sequencia vamos abordar algumas opções de piso para sala, que irá te ajudar a entender melhor e saber como escolher mais este revestimento para sala


01 – Piso de Madeira

A madeira se popularizou no Brasil nos anos 50 a 70 em forma de tacos, porém continua muito popular fora do país, e por isso mesmo é apontada como tendências para os próximos anos. O formato deverá ser predominante em tábuas e veremos opções como madeira de demolição, madeira rústicas, madeira com veios entre outras.

Por se tratar de um material nobre valoriza o imóvel, traz sofisticação, aconchego e dependendo da madeira rusticidade ao ambiente. Para quem tem crianças o piso de madeira é uma ótima escolha, pois é fácil de limpar, evita alergias e oferece conforto térmico. Já para os pets não é uma boa escolha, pois a unha do seu cãozinho risca o piso e a urina descolore.

Locais com muita incidência de sol pode manchar o piso, então nestes casos é recomendado o uso de cortinas. Evite andar de salto no piso de madeira, pois o salto danifica o piso. A grande vantagem é que você pode lixar e o piso fica novo de novo.

Revestimento para sala
Piiso madeira para sala

Também estamos no Instagram


02 – Porcelanato para sala

Ao optar por porcelanato para sala, você deve ficar atento a alguns detalhes, o principal deles se refere ao acabamento e a cor do material, por se tratar de um piso frio dependendo da estampa, cor e acabamento pode deixar sua sala fria e afastar o aconchego, que é a principal característica deste ambiente.

Para dar aconchego, opte pelas padronagens amadeiradas, rusticas e tons mais terrosos, não quer errar? Então opte pelas peças em formato, textura e cor de madeira, o resultado é um piso incrível, com cara de madeira e as vantagens do porcelanato.

Porém, não se esqueça que mesmo tendo a aparência de madeira o porcelanato continua sendo um piso frio, isso significa que não oferece conforto térmico o que é ruim se você tem criança em casa, por outro lado, ele evita alergias, é fácil de limpar e é resistente a líquidos. Sucesso garantido para os pets xD.

Revestimento para sala
Porcelanato para sala

03 – Carpete para sala

Quando falamos em carpete já vem a sensação de conforto, isso se deve por ele ser quentinho e fofinho. Foi um revestimento muito utilizado no passado, porém perdeu força com o surgimento dos laminados, porcelanatos e outras tantas opções. O carpete proporciona conforto térmico e acústico, eles são a prova de tombo, pois evitam escorregamentos e quando a pessoa cai o impacto é menor devido ao amortecimento proporcionado pelas cerdas do piso.

Mas nem tudo são flores, os carpetes são mais difíceis de limpar, acumulam sujeiras com facilidade, podem causar alergias e não são recomendado para pessoas com problemas respiratórios. Resumo não é recomendando para crianças nem animais.

Revestimento para sala
Carpete para sala

04 – Laminado para sala

O laminado se tornou um dos revestimentos para sala mais comum no país, isso se deu por ele imitar a madeira no quesito beleza e conforto, porém a um custo muito mais baixo e ser muito mais fácil de limpar.

O laminado é instalado sob uma manta de polietileno com função de isolamento térmico e acústico, porém no dia a dia verifica-se que o laminado não é bom acusticamente ele amplifica e transmite o barulho por toda área.

Para quem tem crianças o piso laminado é bom por proporcionar conforto térmico, evitar alergias, ser fácil de limpar. Para quem tem animais a única questão é que a urina mancha o piso. Os laminados podem se deformar se exposto a muito sol, portanto utilize cortinas.

Revestimento para sala
Laminado para sala

Para não ficar repetitivo, não vamos abordar neste post alguns revestimentos que já foram abordados no post “Revestimento para piso de cozinha” abaixo você tem o link direto para os seguintes pisos:

Tentamos neste post abordar os principais tipos de revestimentos para sala, porém o mercado é muito dinâmico e sempre traz novidades. Se você deseja saber informações sobre outros revestimentos ou ambientes deixe um comentário que abordamos nos próximos posts. Caso tenha alguma reclamação e sugestão, deixe também seu comentário que poderemos atualizar o texto.

Não deixe de ler os próximos texto da série em primeira mão, inscreva seu e-mail que iremos te avisar logo que forem publicados.

About the author: admin